Alimentação: Como amamentar filhotes?

Imagem

Pode ocorrer de termos que achar alternativas para alimentar filhotes que sejam rejeitado pela cadela ou porque a mãe faleceu no parto e até mesmo por ser um peludo abandonado. Uma alternativa é a substitução da mãe ausente por outra em estágio de lactação apropriado.

Porem a medida nem sempre é possível, pois requer uma grande coincidência para a substituição e um grande intercâmbio entre criadores, além disso, as fêmeas podem rejeitar os filhotes por não os reconhecer como seus. Este problema pode ser amenizado, esfregando-se os recém-nascidos com um pano com o cheiro da mãe adotiva e da secreção de seus filhotes. Senão der certo, o proprietário tem que substituir o lugar da mãe para que os pets sobrevivam, o deverá realizar, imediatamente após o nascimento, o estímulo da respiração. Para isto deve-se fazer a limpeza do focinho do filhote recém-nascido e massagear-lhe de forma circular e cuidadosa o tórax.

Após o estabelecimento dos movimentos respiratórios, os quais são facilmente observados pelo criador por meio do choro ou gritos e aumento e diminuição do volume do tórax, deve ser feito o estímulo da circulação periférica do animal. Cuidados com a temperatura corporal dos filhotes devem ser rapidamente tomados. Os filhotes não devem permanecer em contato direto com superfícies frias ou que possibilitem a perda de temperatura corporal, para isto, devem-se utilizar panos e jornais velhos, trocados periodicamente de modo a garantir uma eficiente higienização.

Os recém-nascidos sofrem também graves processos de desidratação, o que pode ser evitado esfregando-se, na barriga e no peito, um pouco de óleo de bebê, a cada dois ou três dias. Nos casos em que não tenham mamado o colostro, devem ser levados a um médico veterinário para que este, por meio de bancos de colostro ou outras medidas, realize a imunização dos filhotes.

A alimentação dos recém-nascidos pode ser realizada pelos proprietários de forma artificial, mediante o fornecimento de leite com formulação preestabelecida e citada a seguir. Deve-se ter em mente que os filhotes alimentam-se, com a cadela, em pequenas quantidades, uma vez que seu estômago não comporta grandes quantidades porções alimento. Desta forma, devem ser alimentados várias vezes ao dia, o que requer bastante dedicação e paciência do tratador.

Receita do leite artificial (para um litro) :

♥ 800ml de leite integral

♥ 200ml de creme de leite

♥ 4 colheres de sopa de Calcigenol

♥ 1 colher de sopa de Vitaminer líquido

Fonte: Revista Meu Pet

Alguém já fez leite artificial para algum filhote?Deu certo?

 

Beijos, Cão de Lua

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CAMILINHA ALVES

O BLOG FEITO PARA A MULHER MODERNA!

Azul Infinito

Escritos de uma autora qualquer.

Stevil

Death Before Sour Mix

Mundo Pet

Amor não possui pedigree!

Patinhas de Anjo - Rio Claro, SP

Caminhando em prol dos animais

Just M maybe

O lugar mais secreto que existe em meu mundo <3

TTOT

Diário Fotográfico <3

Au au au!!!

Um olhar sobre o universo dos cachorros

OiCarolina

The girl of 5th avenue

Adopets

Sua vez de ser um verdadeiro amigo!

Senhorita Teimosa

Quem tem estilo, faz moda.

Depois Dos Quinze

make, comportamento, moda e mais!

%d blogueiros gostam disto: