Alimentação: Saiba como agir quando o cão dá trabalho para comer

Imagem

Embora algumas pessoas desconheçam, é comum animais de estimação darem trabalho para comer. Fazer com que eles se alimentem voluntariamente não é uma tarefa simples. Mais difícil ainda é conseguir que mantenham uma nutrição apropriada. Keila Regina de Godoy, veterinária da PremieR pet, dá dicas de como oferecer uma alimentação saborosa e saudável para que o pet tenha total disposição e possa ter momentos de companheirismo e diversão junto ao dono.

 

“Oferecer um alimento altamente palatável está entre as atitudes mais determinantes, e algumas medidas podem ser adotadas para que o animal sinta-se mais confortável e estimulado a se nutrir voluntariamente”, informa a veterinária. A primeira delas relaciona-se aos cuidados com o ambiente em que está o pet. “Sabe-se claramente que gatos são mais receptivos a novos alimentos quando estes são oferecidos no ambiente familiar em que estão habituados. O local em que a comida é exposta também deve receber atenção, pois não pode ser próximo à área de defecação e micção do animal.”

No que diz respeito aos horários, no caso dos cães, manter uma rotina fixa para alimentação, com a retirada da vasilha em 30 minutos independente do animal ter ingerido ou não o alimento, costuma ajudar a discipliná-lo e a aceitar a refeição com mais facilidade. Além disso, trata-se de um procedimento importante para evitar a exposição da comida por muito tempo, prevenindo assim, a perda do aroma e da crocância, além da oxidação das gorduras. Estes eventos promovem a diminuição da palatabilidade de por isso precisam ser evitados.

“Em conjunto a estes cuidados, não se deve manter 24 horas de luz acesa, e sim, usar ciclos de claro e escuro, já que alguns animais, principalmente gatos, têm diferentes padrões de consumo de acordo com o ciclo de luminosidade”, complementa Keila. Além destes fatores, a pessoa que irá fornecer o alimento ao animal também influencia diretamente na aceitação ou não. Acostumar o pet a ser nutrido por diferentes pessoas é importante para prevenir que este fique sem comer pela ausência de quem o alimenta habitualmente.

A veterinária chama a atenção para certas artimanhas a que alguns donos recorrem para que o animalzinho não recuse o alimento. “Recursos como aquecê-lo, aumentar a umidade com água morna, acrescentar gorduras, proteínas, dentre outros, só são recomendados no caso de animais enfermos ou, eventualmente, para os idosos. Isso porque estas práticas devem envolver um cuidado extra com o balanço da dieta e com a segurança alimentar”, finaliza.

Sobre a PremieR pet

 
A PremieR pet é pioneira na fabricação de alimentos Super Premium para cães e gatos no Brasil.  Há 16 anos no mercado,  possui uma das fábricas mais modernas da América Latina, detentora da certificação ISO 9001, e realiza investimentos constantes em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos. É hoje especialista em nutrição de alta qualidade para cães e gatos, sempre à frente do mercado com novidades tecnológicas e de produtos.

Mais informações pelo Pet Fone: 0800 55 66 66 ou no site www.premierpet.com.br

O blog está abordando frequentemente a alimentação do cão, pois é um assunto de muita importância e que vários donos tem dúvidas.Espero ter resolvido algumas das dúvidas de vocês.

Quer perguntar? Nos conte suas dúvidas sobre seus cães que podemos resolve-las para vocês, é só comentar!

Beijos, Cão de Lua

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CAMILINHA ALVES

O BLOG FEITO PARA A MULHER MODERNA!

Azul Infinito

Escritos de uma autora qualquer.

Stevil

Death Before Sour Mix

Mundo Pet

Amor não possui pedigree!

Patinhas de Anjo - Rio Claro, SP

Caminhando em prol dos animais

Just M maybe

O lugar mais secreto que existe em meu mundo <3

TTOT

Diário Fotográfico <3

Au au au!!!

Um olhar sobre o universo dos cachorros

OiCarolina

The girl of 5th avenue

Adopets

Sua vez de ser um verdadeiro amigo!

Senhorita Teimosa

Quem tem estilo, faz moda.

Depois Dos Quinze

make, comportamento, moda e mais!

%d blogueiros gostam disto: