Doença do Carrapato

Erliquiose(um tipo de doença que é transmitida através do carrapato) é uma doença infecciosa severa que acomete os cães. Raramente atinge gatos ou seres humanos, embora não seja impossível. É uma doença mais comum durante o verão, já que os carrapatos precisam de calor e umidade para se reproduzir. É sempre importante frisar que se você identificar no seu cachorro alguns desses sintomas, procure um veterinário o quanto antes, ok?

Sintomas:

* Fase aguda: Febre, falta de apetite, perda de peso e uma certa tristeza podem surgir entre uma e três semanas após a infecção. O cão pode apresentar também sangramento nasal, urinário, vômitos, manchas avermelhadas na pele e dificuldades respiratórias. É importante estar sempre atento à saúde do animal. Porém o dono só percebe a doença na segunda fase.

* Fase subclínica: pode durar de 6 a 10 semanas: O cachorro não mostra nenhum sintoma clínico, apenas alterações nos exames de sangue. Somente em alguns casos o cão pode apresentar sintomas como inchaço nas patas, perda de apetite, mucosas pálidas e sangramentos.

*Fase crônica: Os sintomas são percebidos mais facilmente como perda de peso, abdômen sensível e dolorido, aumento do baço, do fígado e dos linfonodos, depressão.

Como saber se meu cão está com a doença?

Há apenas duas  maneiras de saber: com a analise clinica e/ou fazendo exame de sangue. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de recuperação e cura.

Tratamento:

A Erliquiose é tratável em qualquer fase. O tratamento é feito à base de aintibiótico. Por vezes é necessária a complementação do tratamento com soro ou transfusão de sangue, dependendo do estado do animal.O tratamento pode durar até 21 dias a 8 semanas(se inciado na fase crônica).

Para prevenir a doença é importante:

• Verificar com frequência a presença de carrapatos no cão.

• Desinfetar o ambiente periodicamente.

• Manter a grama do jardim sempre curta.

• Usar produtos veterinários carrapaticidas como sabonetes e  xampus.

Há vários produtos para carrapato, mas o mais comum e o mais popular( e também acho que seja o mais eficiente) é o Frontiline , que também protege contra pulgas.

Lugares preferidos das pragas:

– orelhas

– entre os dedos das patas

– nuca, próximos aos olhos e pescoço

Muitos acham que se tirarem o carrapato com uma pinça normal, resolve o problema, porém não é bem assim. Se tirar com as pinças normais pode ser que não retire o carrapato inteiro. Há pinças próprias para carrapatos, como essa:

Imagem 

Você encontra pinças dessas em lojas especializadas de produtos veterinários.

 

A doença do carrapato, mesmo que muitos pensam se não for diagnosticada a tempo pode ser fatal. Por isso, preste atenção nos sintomas e como seu cachorro reage quando você encontrar carrapatos nele e procure um veterinário. Porém o meu cão estava com esse sintomas, levei no veterinário e ele ia colher sangue na segunda, mas parece que ele já está bem melhor(acho que dei uns bifinhos pra ele de cachorro mesmo e ele estava passando mal), mas as vezes seu cão pode ter os mesmos sintomas e pode não ser nada, porém sempre é bom verificar,né?

Beijos, Luiza

Imagem

Anúncios

3 Respostas para “Doença do Carrapato

  1. Clélia

    Luíza, parabéns pelo blog… Está divino e adorei os comentários e as dicas… Pois você bem sabe que adoro os animais…pois eles também tem almas assim como nós…mil bjs Clélia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

CAMILINHA ALVES

O BLOG FEITO PARA A MULHER MODERNA!

Azul Infinito

Escritos de uma autora qualquer.

Stevil

Death Before Sour Mix

Mundo Pet

Amor não possui pedigree!

Patinhas de Anjo - Rio Claro, SP

Caminhando em prol dos animais

Just M maybe

O lugar mais secreto que existe em meu mundo <3

TTOT

Diário Fotográfico <3

Au au au!!!

Um olhar sobre o universo dos cachorros

OiCarolina

The girl of 5th avenue

Adopets

Sua vez de ser um verdadeiro amigo!

Senhorita Teimosa

Quem tem estilo, faz moda.

Depois Dos Quinze

make, comportamento, moda e mais!

%d blogueiros gostam disto: